Escolha uma palavra e deixe o Umikizu falar sobre isso...

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

É tão difícil?



Estamos acostumados com tragédias, com incompetência, com vilania e desonestidade. Acostumados a ver algo ruim acontecendo e simplesmente dizer que "é a vida". Não é tão simples. Fomos desencorajados desde os tempos da escravidão (talvez antes) e isso é reforçado pela mídia e até por algumas brincadeiras, a não ir contra o poderio do imperador, do rei ou do barão, que hoje é qualquer figura de poder, desde os líderes políticos aos nossos superiores diretos, gerente da empresa, ou até mesmo o professor ou diretor da escola, que deveriam quebrar essa corrente que ainda nos prende. Poder corrompe e em um cargo de liderança é fácil manter os subordinados com um pouco de medo, é conveniente manter o controle de forma tão fácil, herdada e inconsciente, sem a necessidade de esforçar-se para consegui-lo. E muita gente acaba se aproveitando disso e mantendo o status quo. Somos humanos e pode ser que não sejamos somente corrompidos pelo poder, mas que nos apossamos dessa facilidade que o poder nos dá de forma inconsciente também.

Pois é tão difícil assim imaginar um mundo sem medos? Sem esse controle? Sem problemas. É tão difícil imaginar um mundo onde os líderes são realmente guias de seus liderados?
Um mundo é muito grande. Vamos diminuir o espectro.

É tão difícil imaginar uma cidade em que os impostos sejam usados para seus fins corretamente? É tão difícil que o líder dessa cidade analise a necessidade da população e comece a investir em educação, saúde e segurança como prioridades, sabendo que diminuirá seus lucros diretos? Por não se envolver em propinas em alguns anos a qualidade de vida e as oportunidades que a educação de qualidade vai trazer para essa cidade vão beneficiá-lo também, em escala muito maior que uma propina que ele provavelmente vai ter que gastar com a educação dos filhos e a própria saúde e segurança no modelo de sociedade em que vivemos hoje.

Não é tão difícil imaginar, nem mesmo acreditar, que o mundo pode ser um lugar melhor, em que investiremos onde realmente seja necessário e não seremos mais responsáveis pela miséria e decadência de alguém próximo de nós. Os exemplos que temos são Temerosos, eu sei! Mas eles estão aí para nos chocar e nos mover para mudar esse cenário. Não virá deles a mudança, não partirá dessas figuras que são diretamente beneficiadas pelos atos falhos o fim dessa conduta criminosa e mesquinha. Quem pode trazer essa mudança é somente quem é diretamente afetado por ela, passando a mensagem para quem vem depois, assistindo a próxima geração e instruindo que eles neguem absurdos acabando de vez com o argumento dos acomodados "porque a vida é assim". Não, a vida não é assim, não somos tão pequenos, não somos tão fracos, não somos tão passivos.

Tem que começar por mim, por você, pelas pessoas ao seu redor. Temos que ser o exemplo a ser seguido, mesmo que algumas pessoas não acreditem, não se deixe desanimar. Quando você mostrar como é diferente e bom pensar no próximo, ser paciente, consciente e honesto em tudo que faz, partilhar o que sobra e fazer sua parte para melhorar o mundo, alguém vai perceber que é possível.
Não tente mudar o mundo todo num único dia, faça sua parte e mude o mundo como o mundo muda: aos poucos, pacientemente e através de influências sutis, como ondas que se tocam e vão se transformando através dessa troca de energias. Aos poucos e em constante sintonia, para mudar no começo e assim chegar num novo futuro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente. Há um mar de pensamentos e você pode pescar um peixe que ninguém mais conhece. Assim são as palavras no mar do Umikizu!