Escolha uma palavra e deixe o Umikizu falar sobre isso...

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Primeiros passos para espiritualidade...


Bem vindos ao primeiro curso online... mentira! Não tem nada a ver com curso, nem com ensinar alguma coisa. Meu objetivo aqui é só proporcionar algumas reflexões e minha experiência com a espiritualidade. O primeiro passo você já deu, que é procurar sobre o assunto, isso significa que você está afim de aprender e precisamos de gente interessada, senão fica muito mais difícil. Explicar a espiritualidade para uma pessoa interessada é mais tranquilo.

Espiritualidade é a busca pela verdade, plena e simplesmente. Quando estamos em comunhão e em paz com nosso Eu interior, buscamos contato com o mundo como ele realmente é, com a liberdade em sua forma mais pura e à partir disso temos disposição e discernimento para a realidade como ela é. Cada um tem sua forma de entrar em contato com a espiritualidade, alguns buscam um ser superior, outros encontram espiritualidade na ciência, outros em culturas antigas, etc. E acredite ou não, está tudo bem!

A busca pela verdade acontece durante nossa vida de forma natural, mas em pequena escala e inconscientemente, porém quando despertamos para a espiritualidade, esse processo passa a ser consciente e mais proveitoso, pois a busca é ativa e racional. Podemos tomar decisões usando toda nossa capacidade de pensamento e percepção, através dos sentidos, de pesquisas e um pouco de intuição. Desmistificar os véus e a ignorância perpetuada pela massa, que nublam nossa visão e o mundo ao nosso redor torna-se uma atividade comum e passa a ser mais fácil do que parece.
Portanto o caminho para a evolução está inexoravelmente ligado com a espiritualidade. E quando falo espiritualidade não quero dizer religião, de forma alguma, mesmo que o Religare faça parte constante do caminho e muitas religiões são estudadas por serem portadoras de informação importante, cultural e espiritualmente, deixe de lado a doutrina e os rituais específicos, pois são apenas uma face da verdade.

Falei, falei, falei e não falei muito, eu sei. Paciência é o que mais precisamos para uma vida espiritualizada ou podemos ficar loucos com o tanto de informações que temos acesso. Processar tudo isso, discernir o que é informação e o que é opinião ou piração não é fácil. Vai chegar uma hora que você não vai mais querer saber e é bom fazer uma pausa de vez em quando. Paciência pois a espiritualidade é para a vida toda, você não vai começar a estudar e em pouco tempo entender as verdades do mundo. Um excelente exemplo disso é o que Douglas Adams nos diz brilhantemente em uma brincadeira no livro O Guia do Mochileiro das Galáxias:
- A resposta para a vida, o universo e tudo mais é: 42.
A resposta para a verdade do mundo, da vida, não é simples. E isso também não é um problema, pois a verdade para a espiritualidade é a união de todas as verdades do universo. Não temos como adquirir todas as verdades do universo inteiro em somente uma vida, é humanamente impossível. Muita gente desiste, mas essa é a razão pela qual eu continuo buscando, para conseguir ajudar a chegar nessa resposta um dia, para fazer minha parte e tornar a tarefa cada vez mais fácil e no futuro ser parte da luz que ilumina o mundo. Por isso paciência e humildade, não fazemos nada para ganho pessoal, mas coletivo. O que consigo fazer hoje, nesta vida, auxilia que daqui pra frente deem o próximo passo.

A questão não é querer, é definir se você vai fazer parte dessa descoberta de forma consciente ou inconsciente, dedicar um tempo para isso: estudar, ler, debater, descobrir e compartilhar. Ou se vai fazer isso naturalmente. É uma escolha sem pesos. Pode ser um tempinho e se sentir bem, mas depois parar. Pode ser que não queira hoje, mas depois passe a se dedicar à espiritualidade. É recompensador, exige trabalho, mas sem pressão. Esse é o primeiro passo, então escolha e não tenha medo nem receio de mudar de ideia, ok?

Logo logo, venho compartilhar mais, tem bastante textos sobre espiritualidade aqui no blog, clica na palavra chave "espiritualidade" que você vê mais.
Abraços e muita luz pra todos nós.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente. Há um mar de pensamentos e você pode pescar um peixe que ninguém mais conhece. Assim são as palavras no mar do Umikizu!