Escolha uma palavra e deixe o Umikizu falar sobre isso...

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Arte: Metamorphosis: Titian...

Titian, Diana e Acteon, 1556-1559
Em conjunto com vários artistas e também como parte do Festival Cultural das Olimpíadas de Londres que aconteceu em 2012, The National Gallery de Londres criou a mostra "Metamorphosis: Titian 2012". O projeto multi-artes foi montado sobre a influência dos três quadros de Ticiano Vecelli, ou Titian, "Diana e Acteon", "A Morte de Acteon" e "Diana e Calisto", que por sua vez, são a representação artística dos poemas "Metamorphoseon" de Ovídio.

Titian, A Morte de Acteon, 1559-1575
O projeto foi concebido pelos artistas Chris Ofili, Conrad Shawcross e Mark Wallinger que trabalharam em conjunto com vários outros artistas contemporâneos britânicos para confeccionar os figurinos, cenários e roteiros das obras que o compõe. Dentre eles estão uma apresentação coreográfica do The Royal Ballet de Londres, que contou com composições musicais únicas, um curta-metragem que faz uma incrível releitura dos quadros de Titian, exposição dos três quadros na The National Gallery de Londres, também na galeria uma performance em que as pessoas podiam espiar o banho de Diana pelo buraco de uma fechadura, além de diversos poemas de autores britânicos em homenagem aos poemas de Ovídio.

Titian, Diana e Calisto, 1556-1559
Um trabalho de arte extremamente ousado, por unir tantos artistas e tantas linguagens diferentes sobre o mesmo tema, baseados nas três obras de Titian. Um desafio que deu muito certo e que com certeza inspirou muitos artistas como fez comigo. A mitologia e a arte greco-romana é uma das grandes referências até hoje para muitos artistas.

Confira abaixo o curta metragem, cenas das coreografias e composições do The Royal Ballet e vídeos com os poetas declamando suas obras.



O curta-metragem "Metamorphosis: Titian 2012" que foi o motivo pelo qual conheci o projeto e me inspirou a escrever sobre. Essa semana estive em contato com a face jovem da Deusa, Diana, e foi uma surpresa muito boa conhecer esse quadro e a excelente representação dele no curta.

Caso o vídeo abaixo não carregue, clique aqui para assistir trechos das apresentações ‘Machina’, ‘Trespass’ and ‘Diana and Actaeon’ The Royal Ballet.


E finalmente confira a leitura dos poemas criados pelo projeto, declamados pelos próprios autores:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente. Há um mar de pensamentos e você pode pescar um peixe que ninguém mais conhece. Assim são as palavras no mar do Umikizu!