Escolha uma palavra e deixe o Umikizu falar sobre isso...

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Simplificar #1 - Respiração...

Uma vida simples, é pacifica e saudável
Eu sou uma pessoa que gosta das coisas o mais simples possível, pois facilita o entendimento, a reprodução e a execução de tarefas, auxilia no uso completo de nossas habilidades, sejam elas quais forem, e o principal objetivo, poupar tempo. Com tempo e atitudes que simplificam nossas vidas, podemos aproveitar mais nossos momentos de lazer e cultura.
Com este primeiro texto, vou propor primeiro uma reflexão para que você preste mais atenção no seu dia a dia e na execução de suas tarefas para identificar possíveis dificuldades que tenha em cumpri-las, se há maneiras mais fáceis de fazer o que precisa e especialmente para eliminar as gordurinhas, tire tudo o que é desnecessário e que você faz mesmo sem saber exatamente o porquê. Essa é a etapa mais importante, pois além de ser a primeira ela vai acabar tornando-se um habito, sem virar um vício, pois se você começar a enxugar hábitos demais de uma só vez, vai acabar tornando-se um fanático e vai ficar incomodado com o modo como as outras pessoas ao seu redor agem. Isso só vai te prejudicar e não ajudar.

Sem pressa e sem ansiedade, este é um exercício muito interessante também para desenvolver sua percepção de si mesmo, tanto quando está sozinho, quanto perto de sua família e pessoas conhecidas e também quando está em público. Por mais desencanado que uma pessoa possa ser, ela naturalmente se "adapta" ao meio e às pessoas que estão próximas de si, tanto nas atitudes como nos modos, perceber essa mudança pode te ajudar a entender mais sobre sua personalidade, além de te ajudar a controlar os modos desnecessários, te deixando mais a vontade, mais você mesmo, em todos os lugares.

Como este é um exercício que depende única e exclusivamente de você, o que posso fazer para te ajudar é passar alguns exercícios de respiração que vão auxiliar no seu relaxamento e que vai te deixar mais disposto para executar suas tarefas, com a mente mais tranquila e atenta. A respiração controlada e consciente é uma das formas de aumentar o fluxo de energia vital do corpo e melhora as funções do sistema nervoso.

Para quem nunca fez exercícios de respiração, comece sentando-se num lugar calmo e confortável, mantenha a postura ereta e então respire fundo e devagar pelo nariz e solte pela boca também devagar, e enquanto respira, sinta o seu corpo relaxar, relaxe os músculos e limpe sua mente das preocupações. Agora faça a seguinte respiração:


- Inspire devagar pelo nariz contando até 10. Prestando atenção na respiração somente.
- Prenda o ar nos pulmões por 5 segundos, sem pressa, sem pressão.
- E solte o ar contando também até 10. Lembrando que no 10 você terminou de soltar todo o ar.
Repita esta respiração pelo menos 7 vezes e depois que se acostumar, vá aumentando gradativamente o número de repetições.

E quando precisar de mais energia, faça o seguinte:
Relaxado e concentrado em sua respiração, aspire o ar pensando em fortalecer seu corpo e mente.
- Encha os pulmões em 2 segundos respirando pelo nariz. Essa respiração é mais rápida e forte.
- Prenda o ar nos pulmões por 2 segundos.
- Solte o ar pelo nariz também em 2 segundos. Sem violência, mas rapidamente.
Repita pelo menos 10 vezes para que a oxigenação seja mais forte. 

Aliada a um alongamento diário, controlar sua respiração trará benefícios imediatamente perceptíveis no seu humor e na disposição com que vai encarar o dia. Comente aqui os resultados e compartilhe esses exercícios com seus amigos.

Abraços de Luz!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente. Há um mar de pensamentos e você pode pescar um peixe que ninguém mais conhece. Assim são as palavras no mar do Umikizu!