Escolha uma palavra e deixe o Umikizu falar sobre isso...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Exposição: Leonardo Da Vinci - a Natureza da Invenção...

Exposição Leonardo da Vinci - Centro Cultural Fiesp / Sesi-SP
E nesse final de semana eu fui visitar a exposição do Leonardo Da Vinci - a Natureza da Invenção, que estará no Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso na avenida Paulista, 1313 em São Paulo até o dia 10 de maio de 2015. Então corre que dá tempo de ver.

Desde criança quando aprendi sobre Leonardo em um cd educativo que felizmente tive acesso graças ao meu primo ter um computador, raridade no começo dos anos 90, sou fã da genialidade desse cientista, matemático, físico, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, zoólogo, geólogo, poeta, filósofo e músico, Está bem? Um gênio artista! Nascido na comuna italiana de Vinci, província de Florença, foi criado pelo pai Piero da Vinci que era advogado, Leonardo foi um talentoso inventor e brilhante artista e uma das pessoas mais talentosas e curiosas que o mundo já conheceu. Precursor de muitas das máquinas e tecnologias que usamos hoje e que só tornaram-se realidade no século XX.

Suas obras e invenções tem como principal inspiração a natureza, o movimento dos animais, as complexidades do corpo humano, as nuances dos eventos naturais como chuva, vento e o movimento das marés, que à partir da observação desses fatores fizeram com que Leonardo desenhasse e buscasse sempre uma alternativa para criar suas invenções, pintar suas obras e desafiar o impossível. E sinceramente, eu imagino um jovem Leonardo, com um caderno na mão direita e um carvão na mão esquerda, desenhando um pássaro em pleno voo enquanto sente o vento e registra sua velocidade e direção, que no meio do desenho troca o caderno e o carvão de mãos pois a ave passou por ele e mudou o ângulo de observação. Pois ele também era ambidestro.

Este homem sim, para mim, foi um artista completo, uma pessoa completa. Para mais informações e curiosidades, visitem a exposição. Infelizmente não tem espaço físico ou viabilidade para comportar todas as suas obras, especialmente as obras de arte, que senti muita falta na exposição. Porém isso é de certa forma compensado pelas maquetes e jogos que deixam com que você experimente as invenções de Leonardo e verifique por si mesmo a funcionalidade das obras. Agora curta algumas fotos da exposição para deixar com mais água na boca.







Projeções incríveis para mostrar como Leonardo entreteve as festas da corte e no teatro.
"Detalhe para o relógio astrológico ao fundo."

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente. Há um mar de pensamentos e você pode pescar um peixe que ninguém mais conhece. Assim são as palavras no mar do Umikizu!