Escolha uma palavra e deixe o Umikizu falar sobre isso...

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Arte: O Grito - Edvard Munch...

"O Grito" de Edvard Munch dispensa apresentações, é um dos quadros mais conhecidos e considerado um dos grandes ícones do movimento expressionista, um marco cultural.
No quadro o artista representa uma figura em grande desespero e no plano de fundo a doca de Oslofjord em Oslo ao pôr do Sol. A obra nos envolve e transporta para dentro do quadro, enfatizando o sentimento de dor, desespero e angústia do personagem retratado e o incomodo que causa o cenário disforme.

Acredita-se que o quadro foi inspirado na trajetória de vida do artista, que foi educado por um pai controlador que teve de lidar, ainda enquanto criança, com a morte da mãe e de uma irmã, além de ter uma vida adulta muito difícil, depois de cortar relações com o pai para integrar a cena artística de Oslo.

Fonte: Universia Notícias - Conheça O Grito, de Edvard Munch

E o quadro define muito bem o sentimento da maioria dos brasileiros: desespero e angustia.
As cores quentes do quadro nos remete imediatamente o que passamos nessas 2 últimas semanas de janeiro e que ainda não tem previsão de acabar, uma grande massa de ar quente que predomina na região. Estamos vivendo uma onda de calor assustadora, que castiga e realmente desespera quem tem que sair de casa às 7:00 da manhã com temperaturas chegando à 30ºC.

Para descontrair, como toda boa obra de arte O Grito também foi alvo dos designers espalhados pelo mundo, uma forma de homenagem que incomoda bastante os críticos de arte conservadores, mas que mostra a habilidade e a criatividade que a arte tanto precisa com um toque de bom humor.
Veja algumas ilustrações:



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente. Há um mar de pensamentos e você pode pescar um peixe que ninguém mais conhece. Assim são as palavras no mar do Umikizu!