Escolha uma palavra e deixe o Umikizu falar sobre isso...

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Arte é alma, não seja hipócrita...

Arte&Cultura - Marcos Andruchak 2008
A expressão artística nunca está errada, nem deve ser julgada. Pena ser uma máxima mal aproveitada.
Pois que a arte é a liberdade de fazer o que se sente, colocar no papel, na parede, em versos, no corpo ou na voz, em qualquer material e de qualquer forma possível, um pedaço da gente e da nossa verdade ou situação. E quem pode julgar o que fazemos, somos e sentimos?

Claro que é preciso independente de qualquer coisa muito respeito, respeito aos artistas já consagrados e aos que estão começando, respeito e deferência ao seu público, mesmo que seja você mesmo o único público de sua obra, mas especialmente a atenção necessária para que seja Arte! E com esses cuidados, será boa Arte. Porém, o que é Arte?

A atividade artística consiste em utilizar as habilidades humanas para comunicar, expressar e exteriorizar emoções, sentimentos e ideias ou a consciência do artista de forma única. São muitas as modalidades pelas quais somos capazes de fazer arte: dança, música, pintura, escultura, escrita, interpretação e encenação, fotografia e muitas outras. Utilizando dessas habilidades e nelas empregando suas infinitas técnicas, comunicamos o cotidiano, fazemos críticas, entretemos, emocionamos e envolvemos o espectador em uma esfera diferente das quais ele está habituado. Pode tratar do dia-a-dia contando ou satirizando suas histórias, pode expressar problemas que enfrentamos na sociedade fazendo críticas ou conscientizando o público, pode ser alegre e humorística, pode abordar assuntos reais ou de ficção e fantasia, e dentre todos esses assuntos ainda elaborar uma história mista onde apresenta uma trama mais envolvente e complexa.

Levando em conta que a expressão da Arte e todo o trabalho dos artistas são expostos ao público, o que é basicamente colocar o seu melhor, e sua alma, para apreciação e avaliação de pessoas que não o conhecem nem sabem profundamente sobre a inspiração para realizar seus trabalhos. Fazemos isso cientes de que críticas virão, sejam elas positivas, negativas, neutras ou só um aceno de cabeça, e acredito que todo artista espera por esse momento, com medo e expectativa faiscando no peito. É uma das recompensas da sua arte, receber a impressão e o significado do que você passou para cada espectador da sua obra. E como bom espectador, bom conhecedor ou não de arte, seja um crítico ou não, tem de saber então ser educado com a obra e com o artista, humildemente aceitando o que aquela obra representa e como ela foi concebida.

Fazer arte é um desafio ao artista, em conseguir expressar suas emoções e passar aquela mensagem de uma maneira que toque os corações das pessoas com apenas um olhar ou uma leitura. Isso exige humildade, habilidade, conhecimento, estudo, dedicação e muita força de vontade para realizar um bom trabalho. E ao mesmo tempo, a arte é um desafio ao público, pedindo mais uma vez respeito pela obra e pelo artista, humildade para que não seja uma visualização de avaliação e julgamento, mas apreciação. O ego deve ser controlado, dando espaço para uma entrega completa à obra. Sendo sincero consigo mesmo e deixando de lado pré-conceitos e pré-tenções, ele participa de um jogo com a obra, recebendo sua mensagem com empatia e tem a possibilidade de viver uma experiência única. Positiva ou não, pois somos formados de diferentes emoções e entendemos, como também sentimos, de diferentes formas. Todo ser humano o faz com sua particularidade e humanidade impares.

Por isso a Arte, e a cultura através da arte, sempre crescem, e nós sentimos necessidade de nos envolver com essa linguagem subjetiva e apaixonante de comunicação das nossas emoções e sentimentos. Nos sentimos livres e vivemos uma experiência de realidade ou ficção diferente da cotidiana, nos trazendo oportunidades para aliviar as tensões, com estímulos para a criatividade e renovação física, mental e espiritual. Seja fiel aos seus sentimentos e humilde com sua relação com as expressões artísticas e obras, experimente este envolvimento que trará novas perspectivas e muitas mudanças positivas no seu dia-a-dia e estado de espírito, curtindo o que você gostar, indiferente das opiniões dos outros, afinal de contas, quem além de você para saber o que sente e gosta, não é?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente. Há um mar de pensamentos e você pode pescar um peixe que ninguém mais conhece. Assim são as palavras no mar do Umikizu!