#2 - Crônicas do Guardião - Irmãos...

Tudo que aprendemos foi por observação dos nossos irmãos mais velhos e mais sábios, os animais. Muita gente não sabe, mas os nossos companheiros animais são os principais responsáveis pelo aprendizado do homem e a origem da maioria dos nossos comportamentos. Eles sabem exatamente o que fazem e tem tudo que sempre quiseram. Vivem a vida simples. Fazem o necessário, sem desperdício, sem problemas.
Quando dizemos - "Siga seus instintos" - nada mais é que seguir o animal que existe dentro de nós.

Aprendemos a caçar, a nos alimentar, a comer, a andar, a correr, a nos comunicar, só para citar o básico, com os animais. Ainda aprendemos hoje, muito com seu comportamento, sua forma de viver e se relacionar em bando, com a mesma ou com espécies diferentes, são grandes lições para nós seres humanos, que não passamos também de animais.
Os povos primitivos e indígenas, são os que mais se relacionaram com esses animais, alguns acreditam que para cada pessoa, existe um correspondente animal.
E é mais ou menos assim que acontece. Os xamãs são capazes de se transformarem em seus animais sagrados, e cada um dos animais vêm ensinar aos homens uma lição.

Podemos assumir com 100% de acerto de que tudo que sabemos é proveniente de observação e depois de experimentação, e como os animais são os seres mais velhos na Terra, eles são os nossos maiores professores. Com o tempo fomos aprimorando esses ensinamentos, mas ainda não somos animais independentes, pois temos a necessidade de observar e aprender ainda para descobrir e entender muitos dilemas humanos.

Esquecemos e somos diariamente rememorados por animais de estimação, por belas aves e seu canto, por feras selvagens e pequenos insetos de que não somos perfeitos. Que ainda temos muito que aprender e que tudo que temos hoje em excesso nos é cobrado.
Os animais vivem com o que necessitam ou menos, e fazem sacrifícios para que outros seres, como nós, possam continuar a viver, pois entendem no instinto, os desígnios naturais e seu papel no todo.

Essa é a última lição que aprenderemos. Até lá, continuamos dependentes e discípulos de nossos irmãos animais, pois não somos capazes de seguir e dominar nossos instintos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaios Umikizu - um sonho em forma de livro no Catarse!

O misterioso Escorpião!

Arte: Fine Art de Vladimir Kush...