E falando em Cultura...

"Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade” ~ Wikipedia.
Essa definição de cultura é a qual eu mais me identifico, me deixando à vontade para dizer que os Brasileiros, de modo geral, envergonham-se por não ter uma cultura forte e definida. O Brasil é um país que acolhe e que envolve facilmente ao seu dia-a-dia outras culturas e, portanto, é multiculturalmente sem cultura.

Cultura é exatamente o meio em que vivemos, tudo que está inserido na nossa realidade. Em um mundo globalizado, a cultura de cada um, cada vez mais se perde e é apagada. E no Brasil que infelizmente se envergonha de sua cultura e não acredita nela, isso acontece muito facilmente.
Temos que prestar atenção a tudo que acontece à nossa volta, ou tudo realmente vai se perder pra sempre.

Hoje a cultura é global, sendo assim, todos estamos ficando cada vez mais parecidos, nos encaixando no "padrão" de vida global. Não adianta dizer o padrão "da moda" porque essa denominação já deixou de existir (faz um tempo que você não ouve isso, né?) e a globalização dá espaço para que várias culturas convivam juntas, mas as pequenas vão lentamente se perdendo e com o passar das gerações, vão literalmente morrendo com seus últimos parentes. Isso quando ela não é morta por ser ultrapassada, não estar ligada à tecnologia e atrasar o "desenvolvimento"

Vemos isso acontecendo todos os dias com os índios no Brasil. E já aconteceu com muitos povos ao redor do mundo. Uma calamidade no Brasil pois por mais que façam parte da nossa história, são esquecidos com uma facilidade voluntária. Assim como também a nossa história é esquecida e muito criticada.
Ou seja, toda a nossa cultura.

O povo Brasileiro ainda tem a cultura de que o que é bom vem de fora, e não se importa de perder algo por aqui para estar em dia com as novidades e com o que "realmente importa" pois vem do estrangeiro.
Paga um olho da cara para ter produtos importados. E paga o outro olho da cara para poder viver aqui por causa dos impostos. E mal sabe ele que se fosse mais fiel ao mercado nacional, que também tem muita qualidade, poderia fazer com que os preços fossem mais equilibrados.

A nossa cultura é de colonização, o que automaticamente nos transforma em conformados por ser explorados por quem tem "poder".
Isso é feito pelos nossos políticos, pelos nossos empresários, esses em contrapartida, são explorados pelos políticos e empresários de fora, que continuam a usar nossa terra e levar nossos tesouros para seus países à preço de banana.
E o trabalhador Brasileiro é muito valorizado pelo seu esforço e dedicação, ganhando metade por ser Brasileiro.

Isso está mudando. Devagar, quase parando, mas está mudando.
E vamos mostrar que nossa cultura é forte e muito rica, quando nos lembrarmos de todas as lutas que travamos aqui por liberdade e por nossos direitos.

O mais fácil de lembrar por estar fresco na memória e por estarmos passando por tempos de manifestações,  é a luta contra a ditadura. Uma bomba para a política, um período muito fértil para a Cultura Popular Brasileira, onde vários Brasileiros usaram sua arte para protestar e que marcou para sempre nossa história.

Outro muito importante foi o Movimento do Modernismo que alterou o cenário Sociocultural brasileiro com repercussão internacional.
Os Cangaceiros no Sertão, os Barões do Café,
Entre tantas revoltas, movimentos, povos e diversidades que marcaram nossa cultura.
Nossos índios, nosso Folclore, nossa Música, nossas tradições, costumes e também as crenças.
Regionalismo, nossa história.

Que tudo isso esteja sempre marcado em nossa memória, e que nossas futuras gerações possam ter orgulho de tudo o que nosso Brasil viveu e ainda vive.
Neste momento, o país se une em manifestações contra a corrupção e a impunidade com que os governantes usam nossa nação e nossos esforços.
Que nada disso seja esquecido.

Povo Brasileiro, alegre-se e orgulhe-se do que você é.
Todos temos defeitos, todas as nações tem defeitos, não é só o Brasil.
E por isso temos que valorizar nossa cultura, para que lutemos contra nossos defeitos e então, olhar para o nosso Gigante como ele é, e finalmente dizer com orgulho:

"Terra adorada,
Entre outras mil, és tu Brasil
Ó Pátria Amada..."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O misterioso Escorpião!

Arte: Fine Art de Vladimir Kush...

Não morrer jamais...