Oshogatsu - Ano Novo no Japão...

No Japão, o Oshogatsu (お正月 "Ano Novo") é uma das datas comemorativas mais importantes.
Repleto de rituais para recepcionar o novo ano, trazendo sorte e renovando o estado de espírito das pessoas para que isso reflita em bençãos para suas vidas.

E os nipônicos mais tradicionais começam as preparações desde o início de dezembro, mas isso não é uma regra, quando iniciam a Osouji (大掃除 "limpeza do lar"). Os japoneses acreditam que não devemos levar nada do ano anterior para o que está por vir, então fazem uma verdadeira faxina de purificação na casa. Jogam fora o que ficou acumulado durante o ano que não tem mais utilidade, limpam desde o teto até o chão e reorganizam tudo.
Não fazem isso só em casa, como também no trabalho, os funcionários fazem um mutirão e limpam todo o ambiente.

Essa limpeza também é espiritual, para renovar as energias da casa e receber as boas energias, purificação e bençãos do Toshigami (年神 "deus do Oshogatsu").
E para isso, é costume colocar ornamentos para receber o deus e guiá-lo ao seu lar.
No Kamidana (神棚 "altar xinto") são colocados os Kagami-mochi (鏡餅 “espelho de mochi”) o espelho junto com a joia magatama e a espada, é um dos seus três objetos sagrados do xintoísmo, ele é feito a partir de dois mochis (bolinhos de arroz) de diferentes tamanhos, o menor colocado em cima do maior, e de uma daidai, fruta japonesa semelhante à laranja, no topo enfeitados com shide (papel branco dobrado em zigue-zague).

Depois do Natal são colocados de cada lado da porta principal da casa os Kadomatsu (門松 "portão de pinheiro") que são considerados a casa do Toshigami, então é o convite ao deus para entrar na sua casa.

Como sempre uma tradição no Japão é a refeição e no Oshogatsu não seria diferente.

Originalmente, durante os primeiros três dias do ano novo era um tabu usar um forno ou fogueira para cozinhar as refeições, exceto o Ozouni (お雑煮 "prato de Ano Novo") uma sopa à base de mochi, vegetais, frutos de mar e, às vezes, carne, que é considerada uma das refeições mais ricas.
Assim, Osechi é feito ao fim do ano precedente, para que as mulheres não cozinhem no ano novo.

Especialmente nas casas onde o osechi ainda é preparado, o toshi-koshi soba (年越し蕎麦) é comido na véspera do Ano Novo.
E embora possa haver algum simbolismo atribuído a ele (isto é, saúde, energia e vida longa no ano novo) é a refeição mais simples. É considerado má sorte por muitos japoneses não comer todo o toshi-koshi soba.

Também no dia 31, eles realizam o Joya no Kane, que é um ritual budista. As pessoas se reúnem no templo para tocar o sino 108 vezes: 107 vezes no dia 31, e a última badalada no dia 1 de janeiro. De acordo com os ensinamentos budistas, 108 é o número das paixões e dos desejos que impedem o ser humano de ultrapassar o samsara, o ciclo de morte e renascimento. As 108 badaladas do sino representam a purificação desses desejos.

No dia 11 de janeiro, é feito o ritual do Kagami Biraki (鏡開き "a abertura do espelho"), quando a família quebram os bolinhos de arroz com as mãos ou um martelo de madeira e o comem, resgatando as bençãos deixadas pelo Toshigami.

E para finalizar os rituais de agradecimento do novo ano, no dia 15 de janeiro é realizado o Namahage, em que algumas pessoas se vestem de Oni (鬼 "demônio"), usando máscaras vermelhas (masculino) e azuis (feminino), e saem a visitar as casas. Como todo o ritual shamânico, ele começa com batidas de tambores e danças, após o tradicional ritual xintoísta de purificação das máscaras dos onis.
Receber a visita de um oni é um sinal de boa sorte; eles cortam as energias negativas e purificam a residência. A eles é servido sakê e o tradicional mochi, o bolinho de arroz. E os onis de Namahage também saem à procura das crianças que não tiveram um bom comportamento durante o ano que se passou, incentivando-as a serem estudiosas e obedientes aos seus pais.

E para receber 2013, vai essa mensagem que, além de bem humorada, é cheia de ótimas reflexões para o ano que se inicia logo logo!
FELIZ ANO NOVO!!!
お正月 おめでとう!!!


A maioria das informações e até algumas imagens eu agradeço à excelente série do blog Magia Oriental escrito por Aoi Kuwan.
ありがとう!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaios Umikizu - um sonho em forma de livro no Catarse!

O misterioso Escorpião!

Arte: Fine Art de Vladimir Kush...