Segundo aniversário do 海傷 - Umikizu! - Ego...

Hoje é o Segundo Aniversário do 海傷 - Umikizu!

Comemoro com 101.000 visualizações de página, em 210 postagens e 80 seguidores, uma página no Facebook, uma página no Google+ e muita gente que já participou daqui, leu os textos e me ensinou muito.
O site já teve 13 diferentes estilos, que eu não canso de mudar, ver a evolução do design e também nos textos é uma alegria, espero que esteja fazendo um bom trabalho, por todos os leitores que tenho.


Nestes dois anos de 海傷 - Umikizu! e todo o tempo que estudo espiritualidade e ocultismo, eu vejo todos os magos citarem o Ego, uma parte bastante complicada do nosso ser, faz parte do "Eu" e é muito importante.
Existem várias receitas, exercícios, métodos e preceitos para trabalhar e controlar o Ego. O que mais se ouve é que temos que nos livrar dele, particularmente, acho essa filosofia perigosa e desnecessária. O equilíbrio é o melhor caminho.
Então vamos entender um pouco sobre isso, tanto espiritualmente, quanto com o auxílio da psicologia.

Segue um pouco sobre o Ego na visão da psicanalise, o texto é do meu amigo C.Y. que explica muito bem sobre o assunto:

"Vou tentar te dar um panorama geral de como a psicanalise aborda o conceito de Ego.

Quando nascemos, somos apenas instinto (que chamamos de Id) onde o desprazer gera busca pelo prazer. São necessidades básicas como se alimentar, por exemplo. No entanto, nosso psiquismo tem de dar conta de se integrar numa nova cultura, numa vida civilizada e, com isso, a partir dessa parte instintiva (o ID), o Ego vai se formando, pois o ser humano percebe que não pode ter tudo na hora que quer, quando quer e do jeito que quer (embora mesmo adultos, nos pegamos fazendo isso).
Segundo Freud, a criança vai internalizar as regras, leis, interdições, etc (trata-se do superego). Dai que surgem os problemas, pois o ser humano tem de administrar seus próprios desejos com a realidade externa que frustra e limita, além das interdições e leis que a sociedade impõem. Para a psicanalise, somos um ser humano em constante conflito e é o Ego que deve administrar esses três senhores e decidir o que vai fazer com tantas demandas distintas chegando a ele. Trabalho duro, né?"

Em resumo, o Id é o nosso desejo, o Superego é o limite desse desejo e o Ego é quem fica no meio dos dois, tentando controlar tudo isso. Por essa visão, eliminar o Ego é exatamente acabar com o controle dos desejos e limitações do ser humano, descontrolando-o e principalmente lhe tirando a vontade própria. (muito conveniente para abusos de poder e alienação, não acham?)

Na espiritualidade, o Ego é trabalhado assim como na psicanalise, levando em consideração de que este é o mestre do ser, o "Eu interior" ou o inconsciente. E nós enquanto seres conscientes, buscamos conhecer mais sobre nós mesmos, para assim entrar em equilíbrio e não abusar de nenhum deles.


Como dito pelo meu amigo, é um trabalho muito duro, e é muito fácil se entregar ao desejo (Id no poder) como uma criança que quer comer doce antes da refeição, ou se privar de prazeres e se depreciar (Superego no poder) como fazem muitos religiosos e pessoas em depressão ou com baixa auto-estima. Nesses casos o Ego está enfraquecido e precisamos fortalecer esse poder para que voltemos ao equilíbrio natural do ser.

Quando fazemos aniversário, é um ótimo momento para repensar sobre como estamos alimentando nosso Ego, ou se estamos dando muita corda para o Id ou o Superego tomarem conta.
Repensar nossos objetivos, nossas atitudes e se estamos fazendo todo o possível para que cheguemos onde almejamos. Assim, ultrapassamos nossos limites e aprendemos cada vez mais sobre quem realmente somos e nossa verdadeira força.

Esse é o presente que o 海傷 - Umikizu! lhes dá hoje, comemorando seu segundo aniversário e repensando objetivos e tentando equilibrar esses três senhores. 

Mais uma vez agradeço a todos que me ajudaram nesses 2 anos e pelo sucesso que o site atingiu.
Obrigado! E Parabéns a todos nós! `^^´

Comentários

  1. mto bom o texto! legal comemorar o aniversário do blog com uma reflexão assim.
    gosto mais da visão da Gestalt que da linha psicanalítica, mas acho mto importante esse tipo de reflexão
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre!
      Eu não conheço sobre Gestalt, vou fazer uma pesquisa e incrementar aqui.
      Mas você pode adiantar alguma coisa?

      Obrigado e seja sempre BEM VINDO!
      Abraços do Elfo! `^^´

      Excluir
  2. Excelente post. Parabéns ao blog e que nossos Egos estejam sempre em equilibrio. ^^

    ResponderExcluir
  3. Parabéns UmIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII \o/ Nii otanjyoubi!! SUGEEEE!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. Há um mar de pensamentos e você pode pescar um peixe que ninguém mais conhece. Assim são as palavras no mar do Umikizu!

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaios Umikizu - um sonho em forma de livro no Catarse!

O misterioso Escorpião!

Arte: Fine Art de Vladimir Kush...