Escolha uma palavra e deixe o Umikizu falar sobre isso...

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Coruja, a águia da noite...

De olhos arregalados e postura misteriosa, as corujas comumente causam medo e admiração nas pessoas.
Uma ave de rapina de hábitos noturnos e um grande símbolo de sabedoria, ocultismo e verdade, a coruja é associada com a clarividência, projeção astral e magia.

Para os filósofos gregos o símbolo da sabedoria está intimamente ligado à influência da mitologia e a coruja era considerada um símbolo da busca do saber, já que os grandes pensadores acreditavam a noite ser propícia para o pensamento e revelação. Outra razão era baseada no mito de Athena, filha de Zeus, a deusa da sabedoria e da guerra carregava sempre uma coruja em seu ombro, que lhe revelava a verdade oculta.

Os índios xamânicos acreditavam que a coruja fazia morada no leste, e por ser o local onde o Sol nasce, trazendo a luz e portanto iluminando as trevas e dissipando a ilusão, pois a coruja consegue ver a verdade onde os humanos se iludem.

A coruja consegue virar seu pescoço até 270º o que aumenta o campo para sua apurada visão, mais uma referência de que este seja um animal que enxerga o invisível, relacionada também ao ocultismo e a magia.
É dito que a coruja visita os sonhos trazendo mensagens e alertando sobre mal agouros. Por isso a relação de corujas mensageiras.

Também há um mito no folclore brasileiro, para que os seus filhotes não fossem vítimas de predadores, a coruja já ia lhes avisando - seria facil reconhecê-los, eles eram os "mais bonitos" da floresta. Daí o dito popular: "Toda a coruja gaba-se do seu toco", referindo-se ao ninho de seus horríveis filhotes. Assim como uma mãe elogia seus filhos sabendo que todo recém-nascido não tem (ainda) nada de beleza.

Em homenagem a este animal maravilhoso e misterioso, seguem algumas imagens.

Espero que gostem e comentem!












E uma curiosidade: O voo das corujas da Torre são extremamente silenciosos, é o que mostra esse vídeo produzido pela BBC. Três pássaros voam por uma série de microfone hipersensíveis que captam todos os ruídos. Vejam o que ele capta quando a coruja passa por eles:

4 comentários :

  1. Tudo que se falar de coruja ainda será pouco tamanho amor que sinto por estas criaturinhas .

    ResponderExcluir
  2. Trabalho bacana, Allan! Parabéns!!!
    Abraço do amigo Yuri!

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto e sua galeria de fotos... Seraphicetica, seu avatar é lindo! Adoro coruja polar. Um imponente ser.

    ResponderExcluir

Comente. Há um mar de pensamentos e você pode pescar um peixe que ninguém mais conhece. Assim são as palavras no mar do Umikizu!