Sexta-Feira 13!

Para os supersticiosos a Sexta-feira 13 é dia de ficar em casa e não fazer nada muito arriscado, de preferência com algum amuleto que possa quebrar qualquer tipo de azar que foi atribuído a esta data considerada mágica e esperada por magistas e ocultistas, ainda que, alguns, com uma pontinha de dúvida pelo peso da cultura social.
Para dismistificar um pouco essa data, vamos entender algumas das possíveis causas para essa superstição! (Se você conhecer alguma versão diferente, por favor adicione nos comentários! `^^´)

O 13 é um número considerado "incompleto" já que seu antecessor o 12 é tão significativo em várias culturas, acontecimentos e fenômenos naturais:
- são doze os ciclos lunares durante um ano solar;
- que formam os 12 meses no ano;
- a contagem da civilização suméria tinha como base 12 unidades, daí vem a porção padrão conhecida como dúzia;
- São 12 signos do zodiaco entre muitas outras simbologias...

Algumas coincidências religiosas e místicas também ajudaram na ‘carga negativa’ despejada sobre o 13, principalmente quando se juntam 13 pessoas para realizar algo em comum, algo acaba dando errado.

Na cultura cristã:
- 13 era o número de pessoas que estavam presentes a Santa Ceia, refeição que Jesus teria feito antes da crucificação.
- Depois de crucificado, Jesus teria morrido em uma sexta-feira 13 do mês de Nissan, visto pelo calendário hebraico.

Na mitologia nórdica:
- A primeira conta que em uma festa na morada dos deuses, foi dado um banquete para 12 divindades, mas Loki não teria sido convidado, então ele apareceu para criar um desentendimento entre os deuses. Durante uma briga, o deus Balder, favorito entre as divindades, teria morrido. Daí veio a crença de que não se deve convidar 13 pessoas para um jantar ou uma festa.
- A outra lenda diz que Frigg, deusa do amor e da beleza, teria se transformado em uma bruxa após a conversão dos nórdicos ao cristianismo. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio. Juntos, os 13 ficaram lançando feitiços sobre os cristãos do alto de uma montanha.

No Tarot, o arcano maior "Morte" é a carta de número 13.

Fora do meio religioso/místico, existem outras possibilidades sobre a origem da superstição como na Inglaterra, que a sexta-feira era o dia oficial das execuções.
Outra história britânica conta que os marinheiros eram particularmente supersticiosos e costumavam recusar-se a embarcar em sextas-feiras. De acordo com uma lenda, no século 18, a Marinha Britânica comissionou um navio chamado H.M.S. Friday (sexta-feira em inglês) com a intenção de suprimir a superstição. A marinha selecionou a tripulação em uma sexta-feira, lançou o navio em uma sexta-feira e até escolheu um homem chamado James Friday para ser o capitão do navio. E assim, em uma manhã de sexta-feira, o navio partiu em sua primeira viagem – e desapareceu para sempre.

Existem outras histórias e suposições que eu encontrei nas minhas pesquisas mas não são tão interessantes para o tema. `^^´

Pelo outro lado, a sexta-feira 13 e o número em si são também considerados de sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte.

- Na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. 
- Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. 
- Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas.
- De volta à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

Para mim, não poderia ser um dia de maior sorte, afinal eu nasci em uma Sexta-Feira 13 de Novembro! Acho que não pode haver sorte maior que esta! `^^´

Eu pedi ajuda do meu grande amigo Roger Koy, adm do DomusDraconis parceiro aqui do blog, para que ele escrevesse algo especial para o dia de hoje, e ele mandou tão bem, que com o escrito dele, termino o post!


Friday the 13th

O que mais me lembro é de ser um dia de ótimos filmes trashs.
Lembrem-se de usar como uma ótima desculpa para qualquer coincidência que possa ser chamada de azar, mas antes de acreditar demais, não se esqueça que é tudo uma grande besteira, coisa pra gente tonta e supersticiosa...
Também vale acender incenso de arruda e carregar um pouquinho de sal consigo, sempre faço isso.

Comentários

  1. Nada como tomar um chá numa sexta-feira 13 :D

    ResponderExcluir
  2. Não é verdade?
    Adoro Sexta 13! `^^´

    Valew!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente. Há um mar de pensamentos e você pode pescar um peixe que ninguém mais conhece. Assim são as palavras no mar do Umikizu!

Postagens mais visitadas deste blog

O misterioso Escorpião!

Arte: Fine Art de Vladimir Kush...

Não morrer jamais...