Escolha uma palavra e deixe o Umikizu falar sobre isso...

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Deuses do Trovão - Mitologia

Já que Thor está tendo grande destaque na mídia com o filme do deus do trovão nórdico nas telonas, que tal conhecer um pouco mais sobre os Deuses do Trovão de algumas das mais famosas e conhecidas mitologias? E claro, principalmente as orientais!



Como ele é o destaque, Thor ou Tor (do nórdico antigo: Þórr) é um deus de cabelos e barba vermelhos, o mais forte dentre deuses e homens na Mitologia Nórdica, de grande estatura, representando a força da natureza (trovão), disparando raios com o seu poderoso martelo de pedra Mjolnir.

É filho de Odin, o deus supremo de Asgard, com Jord (Fjorgyn) a deusa de Midgard (a Terra), e irmão do ardiloso Loki, de quem gostava muito da companhia. Casou-se com Sif, a deusa da excelência e habilidade em combate.

Thor adorava disputas de poder e era o principal campeão dos deuses contra seus inimigos, os Gigantes de Gelo. No Ragnarok, a tarefa de Thor era matar a cruel Jörmungandr, ou Serpente de Midgard que de tão grande que envolvia toda a Terra com seu corpo, cria de Loki. Depois de derrotar a serpente, Thor morre.


Raijin (雷神) é um deus do trovão e das tempestades na religião Xintoísta e na mitologia japonesa.
Seu nome é derivado das palavras japonesas  "rai" (雷, trovão) e "shin" (神, deus). Tipicamente descrito como um demônio que cria trovões batendo em seus tambores. É irmão de Ajisukitakahikone, pai do Deus da Chuva Takitsuhiko.

Na cultura ocidental, Raijin é geralmente conhecido como Raiden, "rai" (雷 trovão) + "den" (电 raios), e retratado como um monge alto, usando um grande chapéu de palha (estes chapéus são usados ​​amplamente em toda a Ásia para proteger da chuva), e com o poder de criar tempestades, trovões e relâmpagos.


Raijin é acompanhado por Raijuu (雷 獣, "besta do trovão") que é uma lendária criatura da mitologia japonesa. Seu corpo é composto tanto de eletricidade como de fogo e pode aparecer na forma de um gato, tanuki, macaco, ou doninha. A forma de um lobo azul e branco (ou mesmo um lobo envolvido em raios) é comum e seu rugido soa como um trovão.



Já na mitologia chinesa, Lei Gong (雷公) do chinês "Duque do Trovão", é a divindade dos raios e trovões, também chamada Lei Kung, ou Lei Shen ("Deus do Trovão").
É a divindade taoísta chinêsa que, quando ordenada pelos céus, pune tanto mortais culpados de crimes ocultos e os espíritos malignos que usaram seus conhecimentos do Taoísmo para causar danos aos seres humanos.

Lei Gong traz consigo um tambor e uma marreta para produzir o trovão e um formão para punir os malfeitores. Ele é retratado como uma criatura temível com garras, asas de morcego, a cara azul com um bico de pássaro e vestindo apenas uma tanga.




E Zeus (em grego: Ζεύς), na mitologia grega, é o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus dos fenômenos naturais, raios, trovões, chuvas e tempestades, mais tarde associado à justiça e à lei. Representado pelo relâmpago, a águia, o touro e o carvalho.

Filho de Cronos e Reia, era o mais novo de seus irmãos. Casado com Hera, mas conhecido por suas aventuras eróticas, que resultaram em muitos descendentes, entre deuses e herois, como Atena, Apolo e Artêmis, Hermes, Perséfone (com Deméter), Dioniso, Perseu, Héracles, Helena, Minos e as Musas (com Mnemósine). Com Hera teria tido Ares, Hebe e Hefesto.

Junto de seus irmãos Hera, Hades, Poseidon, Héstia e Demeter, Zeus inicia a Titanomaquia, uma guerra de 100 anos entre os deuses do Olimpo, liderados por Zeus, e os titãs, liderados por Cronos, e acaba com o aprisionamento dos titãs no Tártaro. Os deuses então partilham o universo, Zeus ficou com o céu e a Terra, Poseidon ficou com os oceanos e Hades ficou com o mundo dos mortos.

Claro que existem muitos outros deuses e mitologias, mas o post iria ficar gigante e cansativo para ler!
Logo, se quiserem saber mais sobre os outros deuses, é um ótimo tópico para pesquisas e estudos! `^^´

Seja qual for sua crença, religião ou dogma, conhecimento é superior a tudo isso!

16 comentários :

  1. Elfo momento cultura *pega pipocão de cinema acompanhado de um ótimo guarana antartica e senta.

    ResponderExcluir
  2. Nossa....não sei nada sobre mitologia de lugar nenhum...tenho muita vontade de saber, tenho uma amiga que adora e sabe "todas" as historias da mitologia grega.

    Vi o trailler do filme e parece ser bom!

    ResponderExcluir
  3. Olá, vim conhecer o seu espaço e adorei esse post sobre mitologia, eu adoro. Pena não ter muito tempo para me aprofundar mais no assunto. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. hey esqueceu do Kratos! =D zueira mt bom o post! Watashi wa hontoni suki

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo comentário Raíssa!

    Allan, どうもありがとう, すぐに戻って ください。(doumo arigatou, suguni modotte kudasai)

    ResponderExcluir
  6. Bom jhorno madame , made mozeli , comantha levu a tlé be me a be ci e tu a arevua mecie
    ja n chove a dias na regão e só esta nacsendo ( Guajiviras)

    ResponderExcluir
  7. que isso é muito importante e será de grande havalia!!!

    ResponderExcluir
  8. vc sabe mais coisas do raiden ou raijin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando pesquisei para montar o post não consegui encontrar informações detalhadas sobre os deuses orientais. Nada muito específico. Eu ainda quero visitar o Japão e conhecer mais sobre os mitos de lá bem de perto.
      Talvez com alguma pesquisa mais aprofundada encontre mais detalhes, mas eu não tive muita sorte.
      Abraços Raiden!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. E Xangô fica onde mesmo nessa lista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Anônimo, na época eu não fui atrás, vou complementar assim que possível.
      Obrigado.

      Excluir
    2. Além de Xangô (Inhançã também seria deusa das tempestades, não?), não esquecer do TUPÃ, e há também a versão saxônica do Thor, o WOTAN.

      Excluir
  10. A Eletricidade podia ter um deus... :(

    ResponderExcluir

Comente. Há um mar de pensamentos e você pode pescar um peixe que ninguém mais conhece. Assim são as palavras no mar do Umikizu!